Oi, pessoal, hoje resolvi indicar não um filme, mas uma série. Talvez tome um pouquinho mais do tempo de vocês, mas tenho certeza de que valerá a pena! Se chama “Pequenos Incêndios por toda parte”, está disponível no Amazon Prime Video e é estrelada pelas maravilhosas Reese Witherspoon e Kerry Washington.
Ambientada em 1997 e baseada no romance de Celeste Ng, a obra aborda uma variedade de assuntos relevantes a serem discutidos, mas basicamente o tema central é a MATERNIDADE.
Tentando ser sucinta, a série trata de duas mães, de personalidades e vivências completamente opostas na luta diária pela criação e compreensão de seus filhos. Enquanto Elena Richardson (Witherspoon), rica e privilegiada é a famosa “control freak”, agenda e planeja cada passo de sua vida e cria seus filhos do modo mais tradicional possível, Mia Warren (Washington) obviamente não obteve as mesmas oportunidades, é artista, negra, pobre e mãe solo, e acaba se tornando inquilina de Elena.
Quando os filhos dessas mulheres tão opostas se tornam amigos essas diferenças acabam sendo cada vez mais evidentes. Mas não se engane, o objetivo da série não é ditar o jeito certo de ser mãe nem mesmo supor que a vida dessas mulheres se restrinja a isso. Não mesmo! A ideia é justamente perceber como cada mulher lida com as dificuldades a ela impostas e concluir, com muita empatia, que não há caminho fácil na jornada da maternidade.
Ainda há uma relevante discussão sobre a maternidade biológica x socioafetiva, além de questões como racismo estrutural, sexualidade, sororidade, bullying, dentre outras. A forma “sutil” com que o racismo (não) era visto nos anos 90 realmente é algo gritante nos dias de hoje. A sexualidade e a aceitação das diferenças, nem se fale!
Enfim, a obra é bem densa e muito sensível e infelizmente os caracteres do Instagram são restritos, por isso, recomendo fortemente que vocês assistam e voltem aqui para me dizerem o que acharam!
#maternidade #littlefireseverywhere #pequenosincendiosportodaparte #direito #direitodefamilia #direitobh #advocaciaparamulheres #direitodasfamilias