VOCÊ SABE O QUE É PLANO DE PARTO

A primeira vez que ouvi falar em Plano de Parto estava na 22ª semana de gestação. Não sabia que isso ia mudar a história do nascimento dos meus filhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Plano de Parto é uma carta de intenções, na qual a gestante declara qual é o atendimento que espera para si e para o seu bebê, durante o processo de nascimento. Ele fala quais os procedimentos médicos ela aceita se submeter, quais são suas expectativas, como quer ser tratada e patati-patatá. Tem gente mais meticulosa (quem-tem-mania-de-controle-põe-a-mão-aqui) que escreve até que música quer ouvir, o que vai vestir, ou o que quer comer.

A pergunta que mais ouço, quando pergunto para alguém se já fez o Plano de Parto (depois do óbvio “o que é isso???”) é: mas você não confia no seu médico?

– Confio, queridas. Confio muito, mas não delego.

Para mim, deixar o médico – ou a enfermeira, a parteira, quem quer que vá te assistir – decidir sozinho sobre o parto seria como pedir ao marido para fazer a sua mala para a viagem importante, que vai marcar sua vida, como a de lua de mel: ele pode se dedicar, fazer com o maior carinho, mas as escolhas dele não seriam as suas. E eu, minha amiga, não quero usar meia-calça no deserto.

#planodeparto #direitomédicobh #violenciaobstetricabh #sofiafeldman #maryshelleyengaj

Leave a Reply